top of page
_MG_7851.jpg

BIO

Lucas Fixel teve contato com a música e instrumentos musicais desde criança. Aos 13 anos começou a tocar na igreja, migrando para o ambiente de rodas de samba, blocos de carnaval e escolas de samba iniciando sua carreira profissional. Paralelo a isso, buscou um estudo formal e consequentemente participou de duas bandas sinfônicas de Nova Friburgo (Campesina e Euterpe).

Aos 17 anos recebeu o convite para oferecer três meses de aulas de percussão em Santiago de Compostela, estes três meses passaram a cinco anos devido ao desenvolvimento dos projetos. Na Espanha trabalhou como músico, professor e arranjador.

 

Estudou jazz performance, arranjo e composição durante 4 anos no Seminário Permanente de Jazz de Pontevedra com Paco Charlín e Abe Rábade, participando em seis álbuns da escola.

Estudou bateria e percussão cubana com Léo Pimentel, bateria jazz com Juanma Barroso e bateria brasileira com Rocyr Abbud.

É bacharel em arranjo pela Unirio e bolsista de intercâmbio com a Örebro University 2016/2017, aprovado em 1 * vaga com bolsa 100%.

Lucas é um dos fundadores da escola de percussão afro-brasileira "Prucupá" (Espanha-Galiza) com foco na tradição de escolas de samba no Rio de Janeiro e blocos afro-baianos. Foi ainda director musical do grupo musical Trópico de Grelos. (Galiza)
 
Em 2015 lançou o álbum "Rebentação", onde participa não só como músico em todas as faixas, mas também como arranjador e diretor musical. Com este álbum, o grupo conquistou o prêmio de melhor artista inédito no programa de teatro do BNDES.

Gravou os álbuns: A ronda da Capivara (V.Ribeiro), Silêncio (P.Arruda), Rebentação (L.Fixel, L.Cunha e A.Grabois), Crenças e Tramas (T. Rosas) e Somos nós (G. Pé de Boi). Gravou os singles: É o homem (T. Rosas), Vambora (Banda Boom), Frame a Frame (Banda Boom) e Jonas (L. Brum).

Em 2020 Lucas tem programado o lançamento de cinco singles com suas composições autorais. As canções foram compostas para o trabalho de conclusão do bacharelado, todas relacionadas ao universo afro-indígena, desde o cotidiano carioca às práticas religiosas.

Lucas faz parte da banda de teatro Cesgranrio e da Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa há 2 anos e já participou de dezenas de peças de teatro musical.

Já dividiu palco com artistas importantes como Edson Lobo, Tita Lobo, Haroldo Mauro Jr., Alma Thomas, Trio Júlio, Thaís Macedo, Nova Lapa Jazz, Relógio de Dalí, Logan Richardson (EUA), Roman Filiu (Cuba) , Célia Mur (Espanha), Paco Charlín (Espanha), Vistel Brothers (Cuba), entre outros.

Lucas Fixel participou de festivais internacionais: Festival de Inverno de NF / Brasil (2006), Lapa Jazz / Brasil (2013), Festival Feito a Man / Espanha (2011), Festival Batebatuke (2009, 2010 e 2011) e Festival de Jazz de Pontevedra / Espanha (2009).

Como educador, ministrou workshops no: Festival Batebatuke, Candido Mendes University (Brasil), Örebro University (Suécia) e Unirio.

  • Black Spotify Icon
  • Black Apple Music Icon

© 2019 by LUCAS FIXEL. 

bottom of page